Em menos de 80 anos, a principal forma de reprodução de uma música deixou de ser através de grandes concertos de orquestras e óperas, para pequenos dispositivos móveis conectados à internet. Muito desta evolução está ligada diretamente ao avanço tecnológico, mas ela se difundiu mesmo em função da massificação dos discos de vinil.
Chamados também de Long Play, ou LP’s, foram responsáveis pela transformação na forma de reprodução e também de gravação de músicas na segunda metade do século 20. Ele é tão fundamental para o mundo da música que no dia 20 de abril é celebrado o Dia do Disco de Vinil. Esta data é uma homenagem ao músico Ataulfo Alves, um dos maiores compositores da música brasileira.
Depois de um período de queda e quase desaparecimento das prateleiras, os discos de vinil voltaram com tudo no mercado e nos corações dos apaixonados por músicas na última década, mesmo com o avanço das plataformas de streaming.
- Conheça um pouco mais da história do LP
Desenvolvido no final da década de 1940, o disco de vinil é um material plástico na cor preta, que registra informações através de microssulcos ou ranhuras, que levam a agulha do toca-discos da parte mais externa no disco até o centro. A vibração da agulha nestes sulcos gera sinal elétrico, que posteriormente é transformado em som, reproduzido em amplificadores do próprio toca-discos ou conectados à parte.
Sua grande inovação se deu em função de ser uma tecnologia mais desenvolvida de gravação e reprodução de músicas na época, que permitia a gravação em ambos os lados do disco, com cerca de 20 minutos em cada. Isto permitiu o desenvolvimento de álbuns musicais para aprofundados e qualificados, com cerca de 8 a 12 músicas, em média, facilitando a produção artística da época.
O disco de vinil mais vendido no mundo até hoje é o histórico Thriller, do Rei do Pop, Michael Jackson. O álbum conta com muitos dos maiores hits da carreira do cantor, como Beat It, Billie Jean e a música título do disco, Thriller. Até o final da década passada, o disco já havia vendido cerca de 70 milhões de cópias em todo o mundo.
Atualmente, o disco de vinil voltou a ser vendido de forma massiva, tanto como item de colecionador ou mesmo por artistas e bandas seguirem investindo neste formato de mídia para comercializarem suas canções. A Toda Música dispõe de equipamentos de áudio e instrumentos musicais para apaixonados por música. Confira nossos produtos!
Comments are closed.