“E nessa loucura, de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências”. É praticamente impossível encontrar uma pessoa no Brasil que não conheça estas palavras e a música a que elas fazem parte.
Se houvessem hinos nacionais alternativos, “Evidências” de Chitãozinho e Xororó certamente estaria na lista. Mas esta é apenas uma das milhares de músicas populares que fazem parte do mundo do Sertanejo. E esta influência é tão impactante em nossas vidas que no dia 3 de maio é celebrado o Dia do Sertanejo.
A data serve para homenagear tudo o que envolve as tradições e costumes do povo sertanejo, que surgiu no sertão nordestino e tomou o Brasil com suas características marcantes de trabalho e de vida no campo e em cidades do interior. Entre as principais tradições deste povo está a música sertaneja, um dos gêneros musicais mais consumidos no país.
Ao longo dos anos, a música sertaneja passou por diversas transformações e modernizações, possuindo reconhecidamente três fases marcantes: Música Caipira, Sertanejo Romântico e Sertanejo Universitário. Com o passar dos anos, o estilo musical foi se mesclando com outros, criando adequações e promovendo o sertanejo como protagonista da cultura nacional.
Cada uma destas eras é marcada por duplas, artistas e músicas que fazem parte do cotidiano e do gosto popular, como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Sérgio Reis, os já citados Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Daniel, Luan Santana, Gustavo Lima, Marília Mendonça e muitos outros expoentes deste estilo.
Por conta desta grande importância no cenário cultural brasileiro, a música sertaneja é motivo para que muitas pessoas tenham interesse em iniciar sua caminhada de aprendizado em instrumentos musicais e a incrementar seu conhecimento.
Além disso, por ser um estilo cultuado no quatro cantos do país, é também um desejado espaço de trabalho para muitos músicos profissionais e semiprofissionais. Entre os instrumentos musicais que marcam este estilo estão os violões de aço e de nylon, violas caipiras e acordeões.
A Toda Música se orgulha de fazer parte da vida de muitos músicos sertanejos ao dispor de instrumentos, acessórios e equipamentos profissionais. Conheça nossos produtos!
Comments are closed.