ago 04

A importância do rádio para a música contemporânea

Atualmente nós vivemos rodeados por música e ela já se tornou parte de nossa rotina, ouvimos música em nossas casas, trabalhos, ambientes de lazer, entre outros. Por vezes notamos ter ouvido música do momento em que acordamos até a hora de dormir.

Mas você sabe como a música se tornou essa paixão popular e passou a integrar em nosso dia a dia? Hoje nós vamos falar sobre um dos grandes responsáveis disso: o rádio, e como ele ajudou a tornar a música uma febre popular.

Atualmente, temos a música ao alcance das nossas mãos e em qualquer lugar. Graças à popularização das plataformas de streaming musical, temos acessos a uma grande biblioteca de álbuns e artistas, podendo escolher a música que desejarmos para cada momento.

Vemos também que com a popularização dos formatos digitais de música e a internet, artistas locais têm a possibilidade de atingir um público global, mas as coisas nem sempre foram assim.

O homem faz música há aproximadamente 35 mil anos, mas até os anos 1920 os músicos se limitavam a atuar de forma regional e existiam pouquíssimos nomes que tivessem fama a nível nacional e muito menos mundial.

Foi com o surgimento do rádio que tudo mudou! Essa tecnologia ganhou popularidade mundial entre os anos 1920 e 1930, revolucionando a forma de se ouvir música.

Artistas que eram ouvidos apenas em suas cidades ou estados, passaram a ter a oportunidade de atingir uma audiência a nível nacional e internacional, já o público, que até então tinha que se deslocar até os shows ou apresentações, passou a ouvir e conhecer novos artistas do conforto de sua casa.

O rádio foi o responsável por criar os primeiros artistas, por tornar os mesmos em fenômenos globais e incluir a música no cotidiano das pessoas.

Sem o rádio, muito provavelmente os maiores artistas e bandas do mundo permaneceriam anônimos ou com reconhecimento apenas local. Formatos como o vinil e o CD também não teriam se tornado tão populares. Dessa forma, dificilmente a música seria uma paixão global e dificilmente faria parte dos nossos dias como faz hoje.

Apesar de que muitos considerem o rádio uma tecnologia obsoleta, ele ainda faz parte da vida de muitas pessoas e a programação das rádios continua influenciando no reconhecimento dos maiores artistas do mundo.

Agora que você sabe mais sobre a história do rádio e a importância dessa tecnologia para a construção da música como a conhecemos hoje, quem sabe seja a hora de aprender mais sobre música e quem sabe – se você for um apaixonado por música como nós – começar a tocar o seu próprio instrumento.

Visite nosso site, aprenda mais sobre essa paixão e encontre o instrumento que mais combina com você.

Open chat
Skip to content