set 26
Toda_Musica_MPB

Entenda e história e as influências da MPB

A MPB é um dos movimentos musicais mais reconhecidos do Brasil. Tanto a nível nacional quanto mundial a musicalidade única dos clássicos da música brasileira encanta multidões. Embora todo brasileiro seja familiar de alguma forma às obras da MPB, muitos não sabem exatamente do que se trata este movimento ou nem mesmo qual é o significado de “Música Popular Brasileira”.

Para contar mais sobre este movimento, suas influências e origem do termo, nós da Toda Música trouxemos este artigo.

O que é MPB?

Tão variada quanto o país onde surgiu, a MPB não é um estilo de musical em si, mas sim um termo guarda-chuva para diversos estilos brasileiros. Nela, não existem padrões rítmicos ou estruturas musicais compartilhadas. Assim, obras de estilos como o choro, o samba e até mesmo a bossa-nova podem ser consideradas como MPB.

Surgimento da MPB

Embora os estilos que compõe a MPB existam há muitas décadas, o termo “Música Popular Brasileira” foi cunhado apenas nos anos 1960 graças aos festivais musicais da TV Record.

Estes festivais realizados pela emissora traziam à luz diversos nomes da música nacional como, Edu Lobo, Chico Buarque, Tom Zé, Nara Leão, Paulinho da Viola, entre outros. Foi buscando uma forma de identificar os artistas que integravam esse movimento que surgiu o nome MPB.

Após o surgimento da MPB, sua consolidação veio no ano de 1968 com o início do movimento tropicalista composto por grandes nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Influências da MPB

As primeiras influências na música brasileira foram, como um todo, os ritmos de instrumentos dos povos indígenas, africanos e portugueses. A junção de elementos destas diferentes culturas deu origem a gêneros como o samba e o choro.

Foi na década de 50, com uma maior inclusão da música internacional ao cotidiano dos brasileiros, que elementos do jazz e do rock foram incorporados a ritmos tipicamente brasileiros, dando origem à bossa-nova, cujo som urbano foi uma grande influência para o movimento da MPB.

Principais obras da MPB

Agora que você já conhece a história por trás deste movimento tão único e importante para a música brasileira, listaremos cinco das principais músicas dele para conhecê-lo melhor.

Aquarela do Brasil (Ary Barroso)

Canção que foi um marco para o samba-exaltação e que tomou o Brasil na década de 30. Esta obra foi responsável por difundir a música brasileira na América do Norte. Uma de suas melhores gravações está no álbum “Brasil” com João Gilberto, Caetano e Gilberto Gil.

Como Nossos Pais (Belchior)

Este clássico da MPB, composto por Belchior e imortalizada na voz de Elis Regina, critica a acomodação dos jovens e marcou a década de 70. Esta canção expõe também o conflito geracional, temática muito comum da MPB.

Construção (Chico Buarque)

Composta e gravada em 1971 por Chico Buarque, esta canção se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira. Assim como outras músicas marcantes da MPB, “Construção” traz uma forte crítica social, contando a história de um trabalhador anônimo.

Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

A música apresentada no Festival da Record de 1967 marcou o tropicalismo. Trazendo como tema a liberdade, surgindo como um contraponto a forte repressão que assolava o país naquele contexto.

Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Não poderíamos encerrar esta lista sem falar deste hino da bossa-nova. A canção se tornou a segunda música mais tocada história, sendo regravada por grandes nomes como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald.

Neste momento, você já deve ter entendido a importância e o significado de Música Popular Brasileira para o nosso país. Caso queira conhecer outros estilos e saber as principais informações sobre o mundo da música, confira nosso Blog.

Se este artigo te inspirou a aflorar sua musicalidade, conheça também nossa loja virtual, onde você pode encontrar instrumentos musicais para todo tipo músico.

Open chat
Skip to content