O Rock in Rio chegou ao fim e entre os destaques do evento podemos citar artistas como a banda britânica Bastille, os brasileiros Supercombo e o Emicida. Mas, porque estamos falando especialmente destes artistas? E o que esses músicos de estilos tão diferentes tem em comum?
Apesar de serem muito distintos entre si, os cantores e grupos que citamos possuem uma característica em comum: todos eles fazem parte do cenário da música independente, também chamado de indie.
Embora muitos pensem que o indie é um gênero relacionado a bandas de rock alternativo, este termo é bem mais amplo e engloba diversos estilos dentro de si.
Para evitar confusões e explicar melhor o que é a música indie, nós da Toda Música trouxermos este artigo. Hoje exploraremos algumas características do gênero. Além disso, traremos um pouco da história da música independente, suas origens, mudanças e contradições.
O que significa música independente?
A música indie surgiu no cenário underground, principalmente entre bandas de rock que não possuíam contrato com gravadoras. Justamente por isso que esse gênero se associa e até mesmo se confunde com o rock alternativo. Apesar disso, a música indie é vasta e existem artistas que integram este movimento dentro de gêneros como o pop, folk, hip-hop, entre outros.
Muito além de qualquer gênero ou estilo de composição, o movimento busca distribuir música de forma ampla e independente, apoiando artistas nas mais diversas localidades e condições. Diferentemente dos artistas que têm contrato com gravadoras, as bandas indie têm sua música publicada por distribuidoras independentes.
A maior diferença entre uma gravadora e uma distribuidora independente está na forma com a qual elas se relacionam com a obra. Enquanto as distribuidoras apenas disponibilizam comercialmente músicas já gravadas, a produtora se envolve diretamente com a criação da obra, pagando pelos profissionais, estúdio e qualquer outro serviço necessário.
Outro diferencial das distribuidoras é que elas permitem ao artista ficar com uma parte bem maior dos lucros de sua obra, enquanto as gravadoras costumam reter os direitos de distribuição daquele fonograma e uma grande parte dos lucros provenientes da venda dos álbuns e do merchandising das bandas.
Como e quando surgiu a música independente?
A história da música indie começa no período pós-Segunda Guerra Mundial, ainda nos anos 1950. Naquele contexto, com a popularização dos discos de vinil, as gravadoras independentes tentaram ganhar espaço em meio às gigantes do mercado. No entanto, esse movimento foi soterrado rapidamente, com as grandes empresas comprando todos os selos independentes que tiveram algum sucesso.
Foi apenas nos anos 70, com a ascensão da música punk, que o movimento indie voltou a se expandir. Nesse momento, podemos destacar o cenário underground norte-americano e britânico, que contavam com bandas precursoras do movimento como The Smiths, Joy Division e Sonic Youth.
Música independente brasileira
No Brasil, a música independente ganhou força nos anos 90. Com grandes nomes, como a banda Pato Fu, considerada uma das 10 melhores bandas do mundo pela revista Time, dessa forma, começou a expansão da música indie no Brasil. Atualmente, o cenário da música indie brasileira está em alta e conta com grandes nomes, como Terno Rei, Céu e A Banda mais Bonita da Cidade, sempre presentes entre as mais ouvidas.
O cenário atual da música indie
Graças as plataformas de streaming e com a democratização do acesso à internet, a música indie está mais em evidência do que nunca. Segundo estudo feito peça ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), artistas independentes já são maioria entre as paradas de sucesso nas plataformas digitais.
Agora que você já conhece mais sobre a história da música independente e conheceu algumas bandas, está convidado a conhecer também a história do disco de vinil. Além disso, se este artigo te inspirou a fazer sua própria música, confira nossa loja virtual. A Toda Música possui instrumentos para todo tipo de músico e equipamentos para produção musical como um todo.
Comments are closed.