Mais do que um instrumento, a guitarra elétrica transformou completamente a música e se tornou um verdadeiro símbolo do século XX. A Era de Ouro do Rock é marcada por diversas guitarras clássicas, entre elas não podemos deixar de citar a icônica Gibson Les Paul.
A queridinha de músicos como Keith Richards e Slash acaba de completar seus 70 anos, sendo um sucesso absoluto até os dias de hoje. Para comemorar essa data especial, nós trouxemos um artigo voltado para este instrumento tão amado. Hoje, nós contaremos a história da guitarra elétrica e falaremos um pouco sobre alguns dos modelos mais clássicos.
A primeira guitarra elétrica
Não podemos conceder os louros da invenção da guitarra elétrica para uma única pessoa, já que esta invenção passou por diversas mãos em diversas partes do mundo. Muitos carpinteiros, técnicos em eletrônica e músicos participaram desse processo.
Em 1923, o engenheiro e músico Lloyd Loar inventou um aparelho que permitia transformar a vibração das cordas em impulsos elétricos que eram enviados a um amplificador. A invenção do captador foi o que permitiu ao suíço Adolf Rickenbacker criasse, em 1932 o que consideramos a primeira guitarra com captadores elétricos.
Produção comercial
Foi nos anos 1940 que um técnico de rádio chamado Leo Fender começou a produzir as primeiras guitarras em escala comercial. Foi assim que surgiu a famosa Telecaster – Conhecida na época como Broadcaster. Foi buscando rivalizar com as guitarras elétricas de Fender que a fábrica de violões Gibson desenvolveu seus primeiros modelos do instrumento.
Surgida de uma parceria com o músico Les Paul, a tradicional Gibson Les Paul surgiu em três versões: a Goldtop, a Sunburst e a Custom. Feita com foco em artistas profissionais, principalmente do jazz, e contando com um visual premium, essa guitarra foi um sucesso de vendas e rapidamente se tornou um dos modelos mais vendidos do mundo.
Popularização
Foi nos anos 1960 que as guitarras elétricas se firmaram como o instrumento mais popular do século XX. Nessa época, era quase impossível encontrar uma banda que não contasse com uma guitarra elétrica entre seus principais instrumentos.
Com a evolução do rock, passaram também a surgir grandes guitarristas, que por sua vez popularizaram diversos modelos de guitarras elétricas como as já mencionadas Les Paul e Telecaster. Além destes modelos, muitos outros se tornaram populares nessa década, como por exemplo:
Fender Stratocaster
Caracterizada por seu design confortável e que permite executar solos tranquilamente, esta guitarra, lançada no final dos anos 1950 e popularizada por figuras como Jimi Hendrix, se tornou uma das principais criações da Fender.
Gibson Flying V
Lançada nos anos 1960 e com um design muito futurista para sua época, a Flying V foi inicialmente um fracasso de vendas. A produção desta guitarra foi interrompida em menos de um ano, sendo retomada quase 10 anos depois, para então se tornar um dos modelos mais populares do mundo. Imortalizada por guitarristas como Albert King e Jimi Hendrix, esta guitarra se caracteriza por seu visual arrojado e som pesado.
Gibson SG
Buscando solucionar algumas críticas que assolavam a clássica Les Paul, a Gibson lançou este modelo em meados dos anos 1960. Com um visual menos robusto e um timbre único, esta guitarra consagrou grandes nomes da música como Tony Iommi e Angus Young.
Agora que você já conhece a história da guitarra elétrica e seus modelos mais famoso, venha conhecer também a nossa loja e encontrar a guitarra perfeita para você. Aqui na Toda Música, contamos com um amplo estoque de instrumentos das melhores marcas, com opções para todos os tipos de músicos. Acesse nossa loja virtual e saiba mais!
Comments are closed.