A música é uma arte capaz de aproximar e integrar as pessoas nos mais diversos contextos. Graças a isso, ela é tão presente em ocasiões como missas e cultos em igrejas. Tocar nestes momentos é algo importante para o trabalho de um músico e exige uma extensa preparação, assim como conhecimentos específicos.
Muitos artistas são especialistas em tocar em igrejas e têm consigo uma bagagem extensa de conhecimentos que os ajudam a ter um excelente desempenho em suas apresentações. Por outro lado, músicos com pouca experiência nesse segmento ou que ainda estão começando no ramo podem se sentir perdidos nestes eventos, o que acaba afetando a qualidade de sua performance.
Pensando nisso, nós, do blog Toda Música, trouxemos este artigo. Hoje apresentaremos dicas para músicos, tanto iniciantes quanto experientes, sobre como tocar em igrejas. Confira abaixo!
Conheça os ritmos e o estilo
Sabemos que cada estilo musical tem suas especificidades, logo, para a música gospel não seria diferente. Por isso, é importante que antes de se candidatar para apresentações em igrejas, um músico ou banda tenha um grande domínio deste estilo, conhecendo seus ritmos e estruturas, aos menos as mais populares.
Assim você traz não apenas qualidade técnica para sua apresentação, mas confiança, pois terá estes ritmos gravados em sua cabeça e na memória muscular. A prática constante é indispensável para atingir a maturidade musical.
Entenda seu papel
Um dos pontos mais importantes para que um músico atue em uma igreja é entender que nem sempre ele será o centro das atenções. O papel de um músico nesses eventos é geralmente acompanhar o culto ou a missa, logo, é importante saber ser comedido. Nada de solos espalhafatosos ou preciosismos exagerados, pois, o foco do público nestes momentos é se conectar com sua espiritualidade e este tipo de atitude pode tirar sua atenção.
Essa dica vale para todos os membros da banda. No momento do culto ou missa, nenhum instrumento deve se sobressair em relação aos outros. Caso sua música inclua pequenos solos de alguns dos instrumentos, é importante entrar em consenso com o resto da banda para que não haja conflitos entre os instrumentos, que devem soar de forma harmônica e com as dinâmicas bem organizadas, para não interferir na concentração dos fiéis.
Possua equipamentos adequados
Por último, mas não menos importante, estão os equipamentos que devem se adequar ao espaço. Muitos templos e igrejas possuem equipamento próprio, mas em algumas situações será necessário que a banda se responsabilize por alguns equipamentos adicionais, como:
- Mesa de som;
- Equalizador;
- Microfones;
- Cabos;
- Pedestais.
Nestes casos é importante contar com equipamentos de qualidade e que trarão a você a segurança de que será ouvido por todos os fiéis.
Para encontrar este tipo de equipamento, conte com a Toda Música. Em nossa loja virtual, além de achar todo o equipamento necessário para sua banda, você pode consultar valores para seu próprio projeto de iluminação e sonorização de igrejas e eventos!
Comments are closed.